Buscar
  • Patrícia Mezzomo

Ano Novo?



Ano novo no ar. Novas aspirações, novos planos, novos objetivos e a pergunta que fica é: Por que?


Por que traçar metas e objetivos tentando ser ou ter algo além do que se “é”? Qual a função de tais ideais?


A negação do sentido da realidade, a culpa e a consciência moral que nos impelem à querer melhorar, à renunciar àquilo que desejamos de verdade internamente apenas para atingir um ideal externo, regem a vida de cada um de nós, impondo-se como um imperativo categórico que não cessa em exigir e cobrar por mais, por um Ideal.


Esse ideal que escraviza, exige, julga, compara e condena, mas que também é senhor da nossa auto-estima e amor próprio. Esse ideal que nos diz que sendo “mais” seremos finalmente felizes e que será o juiz de cada deslize e objetivo não conquistado.


Vemos então implantar-se uma angústia crescente, resultado de um conflito interno entre, desejos versus obrigações. Conflito esse que é vivido inconscientemente em cada indivíduo “civilizado”.


Nega-se e renúncia-se às pulsões mais fervilhantes e ocultas, em nome de um Ideal, em nome de uma promessa de satisfação compensatória, por termos conseguido abdicar do nosso lado obscuro e desejoso e termos finalmente nos tornado esse ideal perfeito que garantirá nossa felicidade e realização!


E assim segue o homem, dividido entre o que se é e um ideal. Clivado, alienado, angustiado e perseguidor de objetivos que ele nem sabe de onde vieram e nem porque foram parar ali naquela listinha de novas resoluções e esperanças.


E a cada novo ideal frustrado e não alcançado, surge então a tentativa incansável de entendimento do porque não termos conseguido atingir nossos resultados é uma busca ainda mais implacável para a próxima lista.


Justamente quando a única pergunta que realmente importa deveria ser: Será mesmo que desejamos aquilo que achamos que queremos?


#psicanálise #freud #lacan #autoestima #idealdoeu #anonovo #meta #objetivo #negação #desejo #pulsão #perfeição #angústia #separação #resolução #ego #terapia #análise #inconsciente

46 visualizações